SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número50Psicanálise e odontologia para bebêsReflexões sobre o envelhecer: A clínica com idosos e a escuta psicanalítica em um serviço de pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

BARRETO, Robenilson  e  CECCARELLI, Paulo Roberto. Considerações psicanalíticas sobre preconceito racial: um estudo de caso. Estud. psicanal. [online]. 2018, n.50, pp. 145-154. ISSN 0100-3437.

O texto traz reflexões sobre as relações raciais entre brancos e negros no Brasil, e seus desdobramentos psíquicos na construção subjetiva de sujeitos negros. Ancorado no referencial teórico psicanalítico dos processos identificatórios, do narcisismo das pequenas diferenças e em questões ligadas à construção discursiva sobre o preconceito racial, evidencia-se o racismo como fenômeno social. Utilizou-se uma pesquisa realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, com dois estudantes da UFPA: uma estudante de nacionalidade brasileira e um estudante de nacionalidade guineense, que foram vítimas de preconceito racial. Os resultados demonstraram existir uma diferença histórica e cultural das experiências vividas pela estudante brasileira e pelo estudante guineense, ambos em Belém, Pará, Brasil.

Palavras-chave : Preconceito racial; Psicanálise; Processo identificatório.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License