SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51Cabeça de Medusa: de Caravaggio a Freud e Lacan - sobre pintura e psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

VASCONCELOS, Ana Carolina Peck  e  LEVY, Elizabeth Samuel. Uma perspectiva psicanalítica sobre a transitoriedade: análise da personagem Vivian do filme “Uma lição de vida”. Estud. psicanal. [online]. 2019, n.51, pp. 17-24. ISSN 0100-3437.

Este trabalho é um estudo psicanalítico feito sob a perspectiva do complexo cenário da saúde. Aborda o tema da oncologia e dos cuidados paliativos no hospital e coloca em tela recortes de cenas do filme Uma lição de vida (2001). O tema foi discutido a partir de conceitos como desamparo, angústia, transferência, luto e transitoriedade, abordados por Freud em sua obra e por comentadores contemporâneos. Desse modo, pretendeu-se investigar as repercussões psíquicas relacionadas à terminalidade e à hospitalização da paciente Vivian, bem como analisar seu processo de luto frente à possibilidade iminente de morte. Para tanto, foram utilizados três recortes de cenas do filme. Fez-se interessante neste percurso a interlocução entre a psicanálise, o hospital e o cinema constituindo-se em um encontro possível, ao desvelar o universo simbólico da protagonista.

Palavras-chave : Psicanálise; Hospital; Transitoriedade; Cinema.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License