SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue51A psychoanalytic perspective on transitoring: caring for the end of lifeThe fantasy’s treatment in the literary writing of Pamuk author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicanálise

Print version ISSN 0100-3437

Abstract

LOPES, Anchyses Jobim. Cabeça de Medusa: de Caravaggio a Freud e Lacan - sobre pintura e psicanálise. Estud. psicanal. [online]. 2019, n.51, pp. 25-46. ISSN 0100-3437.

Caravaggio: vida e obra. Suas fantasias de castração ampliadas na infância pelas mortes em sua família causadas pela peste, até aquelas testemunhadas na vida adulta pelas decapitações públicas. O mito de Medusa na mitologia grega. A cabeça de Medusa nos textos de Freud e Lacan. Descrição da obra Cabeça de Medusa, de Caravaggio. Autorretratos e decapitações na obra de Caravaggio. O uso de lentes e espelhos pelos pintores da Renascença conectado com a vivência infantil do estádio do espelho descrito por Lacan. O olhar: pulsão invocante, pulsão escópica e objeto a. O olhar e a castração, a violência e a sublimação na obra de Caravaggio. O quadro como artefato sublimatório contendo a pulsão de morte domesticada pela pulsão de vida.

Keywords : Arte e psicanálise; Mitologia e psicanálise; Castração; Estádio do espelho; Pulsão escópica; Pulsão invocante; Sublimação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License