SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51Cabeça de Medusa: de Caravaggio a Freud e Lacan - sobre pintura e psicanáliseEstranho ato perturbador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

RABELO, Fabiano Chagas; MARTINS, Osvaldo Costa  e  MARTINS, Karla Patrícia Holanda. O tratamento da fantasia na escrita literária de Pamuk. Estud. psicanal. [online]. 2019, n.51, pp. 47-61. ISSN 0100-3437.

Discute-se o uso da fantasia na escrita literária pela investigação de alguns livros de Ohran Pamuk, prêmio Nobel de Literatura de 2006, a saber: A maleta de meu pai, Outras cores, O escritor ingênuo e o sentimental e Istambul, com destaque para o primeiro. Com Freud, Lacan e comentadores, compara-se a abordagem da fantasia no fazer literário e no tratamento analítico, a partir da discussão das indicações que Pamuk nos oferece sobre seu processo de criação. Ao final, discute-se alguns pontos de aproximação e distanciamento do destino dado à fantasia nas duas práticas, levando em consideração as funções das construções, da transferência, do bem dizer e do saber a partir dos lugares de analista, analisando, escritor e leitor.

Palavras-chave : Pamuk; Psicanálise; Literatura; Fantasia; Construção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License