SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue51Art as objet petit aThe faces of sexual (im)potence and male hysteria at psychoanalysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicanálise

Print version ISSN 0100-3437

Abstract

BASTOS, Gilla Maria Jacobus. Vamos (voltar a) conversar sobre sexualidade em psicanálise?: Amor e ódio e seus destinos nas manifestações da sexualidade. Estud. psicanal. [online]. 2019, n.51, pp. 79-87. ISSN 0100-3437.

A formação psicanalítica no Círculo Psicanalítico do Rio Grande do Sul (CPRS) integra e aprofunda conteúdos que podem causar questionamentos sobre o desenvolvimento do escopo teórico da psicanálise, ao mesmo tempo que auxilia no enfrentamento dos desafios clínicos decorrentes da vida profissional nesse campo da psicologia. Inicio a discussão teórica com as postulações freudianas sobre a relação mãe-bebê, com seu enfoque pulsional, porém levando, já em conta, a responsabilidade da mãe sobre a construção do eu, desde a constituição do narcisismo com sua importância no complexo edípico mais tarde na vida do sujeito, preparando a sexualidade do bebê. Levanto o conceito da bissexualidade orgânica (Fliess) e psíquica (Freud) em jogo nas identificações edipianas com seus possíveis destinos, inclusive, ou principalmente, na sexualidade. Parto em seguida para os autores pós-freudianos, como Green, Laplanche e Ceccarelli, a fim de atualizar conceitos e impressões acerca do tema tão necessário, a meu ver, sobre os destinos das pulsões influenciando as relações humanas de amor.

Keywords : Relações de objeto; Sexualidade; Identificações; Amor; Ódio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License