SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51A arte como objeto petit aAs faces da (im)potência sexual e a histeria masculina na psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

BASTOS, Gilla Maria Jacobus. Vamos (voltar a) conversar sobre sexualidade em psicanálise?: Amor e ódio e seus destinos nas manifestações da sexualidade. Estud. psicanal. [online]. 2019, n.51, pp. 79-87. ISSN 0100-3437.

A formação psicanalítica no Círculo Psicanalítico do Rio Grande do Sul (CPRS) integra e aprofunda conteúdos que podem causar questionamentos sobre o desenvolvimento do escopo teórico da psicanálise, ao mesmo tempo que auxilia no enfrentamento dos desafios clínicos decorrentes da vida profissional nesse campo da psicologia. Inicio a discussão teórica com as postulações freudianas sobre a relação mãe-bebê, com seu enfoque pulsional, porém levando, já em conta, a responsabilidade da mãe sobre a construção do eu, desde a constituição do narcisismo com sua importância no complexo edípico mais tarde na vida do sujeito, preparando a sexualidade do bebê. Levanto o conceito da bissexualidade orgânica (Fliess) e psíquica (Freud) em jogo nas identificações edipianas com seus possíveis destinos, inclusive, ou principalmente, na sexualidade. Parto em seguida para os autores pós-freudianos, como Green, Laplanche e Ceccarelli, a fim de atualizar conceitos e impressões acerca do tema tão necessário, a meu ver, sobre os destinos das pulsões influenciando as relações humanas de amor.

Palavras-chave : Relações de objeto; Sexualidade; Identificações; Amor; Ódio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License