SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51Vamos (voltar a) conversar sobre sexualidade em psicanálise?: Amor e ódio e seus destinos nas manifestações da sexualidadeConsiderações do Édipo transicional de Ogden nos estudos de transexualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

SILVA, Luan Sampaio  e  CECCARELLI, Paulo Roberto. As faces da (im)potência sexual e a histeria masculina na psicanálise. Estud. psicanal. [online]. 2019, n.51, pp. 89-103. ISSN 0100-3437.

Este artigo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre a impotência sexual e a histeria masculina sob a ótica da psicanálise. E, para isso, percorreu-se diversas perspectivas teóricas dentro da teoria psicanalítica, de Freud (1856-1939) a autores pós-freudianos e contemporâneos, para entrelaçar as produções psicanalíticas acerca de homens que apresentam disfunção erétil em suas tentativas de relações sexuais, bem como a relação entre esses homens impotentes e a histeria masculina. Com base nos estudos realizados, percebeu-se que determinados pontos teóricos são elucidados de acordo com a perspectiva teórica adotada dentro da psicanálise. Todavia, todos apontam para um fator: o conflito psíquico inconsciente que se manifesta por meio do sintoma de impotência sexual.

Palavras-chave : Impotência; Histeria masculina; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License