SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51A verdade e a mentira, a política e a psicanáliseUma viagem à África do Sul: reflexões sobre o mal que habita em nós índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

RIBEIRO, Otacílio José. Tristes Gerais: barragens do medo e do desamparo. Estud. psicanal. [online]. 2019, n.51, pp. 125-129. ISSN 0100-3437.

Diante de um cenário de destruição e morte, num choque de real e realidade, este artigo tem como objetivo pensar de forma macro sobre o impacto sofrido pelos sobreviventes em sua subjetividade, refletindo sobre o seu medo e o seu desamparo. O afeto medo é inerente ao psiquismo, e o desamparo pode favorecer a abertura para as relações sociais. Mas, em que medida a desarticulação do afeto medo do de desamparo torna possível uma ação política emancipatória, reconhecendo os indivíduos como sujeitos de direito e de pertencimento a uma comunidade? Toma-se aqui o conceito de desamparo baseado em Freud [1895(1994)] no Projeto para uma psicologia científica, apresentado como a primeira experiência de frustração. No primeiro encontro com o Outro, o sujeito é jogado à própria sorte, marcando, desde então, o registro psíquico de todas as experiências morais; com esta saída, inaugura-se a vivência da subjetividade e da condição humana.

Palavras-chave : Medo e desamparo; Sujeito político; Ética da psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License