SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51Uma viagem à África do Sul: reflexões sobre o mal que habita em nósDas flores à angústia: o esquema óptico de Bouasse, por Lacan índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

FULBER, Vivianne Guimarães. Retórica de ódio, cultura e pulsões. Estud. psicanal. [online]. 2019, n.51, pp. 139-147. ISSN 0100-3437.

O texto aponta a intensidade da retórica de ódio manifestada atualmente nas sociedades em geral e, em particular, na sociedade brasileira, e busca compreender esse fenômeno pelas lentes da cultura, enquanto processo civilizatório e pelas lentes de alguns escritos de Freud, principalmente dos que tratam das pulsões. A partir da constatação de um discurso de ódio que perpassa as relações sociais, o artigo aborda as relações sádicas e de poder que estruturam a base da sociedade brasileira, baseada em uma herança escravocrata e, portanto, eminentemente racista e preconceituosa. Essa concepção é referenciada a partir do conceito de Freud (1930) de um supereu como inscrição mnemônica transgeracional e pela constatação de que a agressividade e a crueldade são inerentes ao gênero humano, conforme os escritos de O mal-estar na civilização (1930). Além disso, explora os conceitos de pulsão de morte, sadismo e masoquismo para entender a agressividade direcionada ao outro. Utiliza-se da premissa do ódio primordial inconsciente, inscrito na formação do ser como origem da tendência do homem para a destruição, a crueldade, a maldade. E por fim, investiga a possibilidade de a retórica de ódio ser a resposta de uma sociedade que desaprendeu a simbolizar, utilizando como defesa uma regressão arcaica, a passagem direta da pulsão destrutiva ao ato.

Palavras-chave : Retórica de ódio; Cultura; Sadismo; Relações Sociais no Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License