SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número52Internet e psicanálise: considerações sobre seus efeitos na forma de subjetivação da criançaIdentidades de gênero, contexto psicossocial e violência: desafios à prática clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

NETO, Esperidião Barbosa. Assédio do simbólico: o trauma necessário à constituição do sujeito. Estud. psicanal. [online]. 2019, n.52, pp. 69-76. ISSN 0100-3437.

A experiência traumática inicial do indivíduo é fundante, a partir dela emerge o sujeito. A construção da subjetividade se inicia por força do Real do trauma, segundo a ideia lacaniana de Real, Simbólico e Imaginário como dimensões da vida psíquica. A posição adotada, neste artigo, é de que o trauma inaugural é efeito do assédio do simbólico, evento este traumatizante, mas necessário à confirmação do propriamente humano. Nosso objetivo é apresentar a experiência traumática inicial do recém-nascido como primeiro passo da construção subjetiva e, na sequência, o advento da Lei, considerando o que chamaremos de “assédio do simbólico”. Primeiro, discorreremos sobre A anterioridade do sujeito e sua imersão na linguagem; depois, Assédio do simbólico: arrebatamento do puramente instintivo; por último, A Lei: corte de uma relação que não se sustenta. O trabalho é teórico, as reflexões se nutrem da prática clínica. Conclui-se que toda ação humana se encontra, inclusive, no campo da incerteza em relação ao alcance dos seus efeitos, a ressonância de cada ato repercute em futuras gerações. Alcançamos o campo da ética e do vínculo, cada existente é responsável pela história psíquica da humanidade, seja por anteceder e cuidar do novo ser ou por se posicionar como sujeito.

Palavras-chave : Real-Simbólico-Imaginário; Trauma inaugural; Real do trauma; Assédio do simbólico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License