SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número52Assédio do simbólico: o trauma necessário à constituição do sujeitoConcepção de contratransferência em Pierre Fédida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

FREITAS, Fernanda Ribeiro de. Identidades de gênero, contexto psicossocial e violência: desafios à prática clínica. Estud. psicanal. [online]. 2019, n.52, pp. 77-85. ISSN 0100-3437.

Nascimento do Grupo de Trabalho de Neo e Transexualidades (GTNTrans) em 2015. Início do trabalho do grupo em agosto de 2016 numa instituição que abrigava indivíduos da comunidade LGBTQI em situação de vulnerabilidade. Necessidade de um setting psicanalítico diverso. Reuniões semanais de 90 minutos com adesão facultativa. Vivências de extremo sofrimento e discriminação precoces no ambiente familiar. Reedição dos traumas devido a precariedade emocional e financeira. Muitos viviam da prostituição. Transexuais longe das alucinações de Schreber. O interesse e a participação dos residentes. Configuração de um tipo de campo ampliado, conceito cunhado por Baranger. Movimento transferência-contratransferência fora do enquadre tradicional. Apropriação da ideia de elasticidade da técnica psicanalítica proposta por Ferenczi. Término do trabalho na instituição em dezembro de 2018 devido a perda do imóvel que ocupava.

Palavras-chave : LGBTIQI; Transexualidades; Grupo; Setting psicanalítico; Campo ampliado; Elasticidade da técnica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License