SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue52The countertransference conception in Pierre FédidaPsychoanalysis and the political dimension author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicanálise

Print version ISSN 0100-3437

Abstract

BARBOSA, Kelvinn Modesto Carvalho  and  CECCARELLI, Paulo Roberto. A manifestação da sexualidade indígena em um conto erótico. Estud. psicanal. [online]. 2019, n.52, pp. 95-102. ISSN 0100-3437.

Este trabalho tem como proposta apresentar algumas considerações sobre a sexualidade presente na obra Moqueca de maridos, a partir do conto erótico O amante txopokod e a menina do pinguelo gigante. Os mitos fazem parte de toda cultura e influenciam na formação do imaginário de cada sujeito. A sexualidade presente no conto também é componente significativo da constituição do eu. O conto fornece elementos da sexualidade indígena do Norte do Brasil, alvo de perseguição pelos ditos ‘civilizados'. Freud estabelece uma relação do mito de origem com a constituição do eu. Este trabalho reafirma a hipótese freudiana sobre a presença da sexualidade nos mitos constitutivos de cada sujeito.

Keywords : Índia; Sexualidade; Recalque; Repressão; Cultura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License