SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número52A manifestação da sexualidade indígena em um conto eróticoA narrativa como intervenção na clínica com autista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

POKORSKI, Luís Antônio Franckowiak. A psicanálise e a dimensão política. Estud. psicanal. [online]. 2019, n.52, pp. 103-109. ISSN 0100-3437.

Este artigo busca examinar a dimensão política constituinte do ser humano e como o poder se tece na dinâmica da clínica e da instituição psicanalítica em um processo de vitalização (como pulsão de vida) ou de desvitalização (como pulsão de morte). Analisa a dimensão do poder e da psicanálise para além da clínica e da instituição, bem como o seu papel na sociedade. Para tanto, está embasado, especialmente, nos estudos de Freud, Zimerman (2001, 2004) e Roudinesco (2000). Ao se propor uma reflexão sobre as instâncias de poder envolvidas na clínica, evidencia-se a importância de ampliar o olhar para além do setting e das instituições que amparam e consolidam o fazer psicanalítico. A percepção do analista em relação ao poder deve considerar também seu aspecto social, de intervenção na sociedade.

Palavras-chave : Psicanálise; Clínica; Instituição; Política; Sociedade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License