SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número52A psicanálise e a dimensão políticaRelações amorosas com psicopatas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

POKORSKI, Maria Melania Wagner Franckowiak. A narrativa como intervenção na clínica com autista. Estud. psicanal. [online]. 2019, n.52, pp. 111-117. ISSN 0100-3437.

Este artigo apresenta um estudo de caso clínico de uma criança que chegou ao nosso consultório com o diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA). Além da descrição de algumas intervenções com o menino e sua família, destaca-se a importância da narrativa para a subjetivação. A proposta deste trabalho é analisar a escuta da família, que visou fazê-la perceber mais as potencialidades do filho e não apenas o diagnóstico fechado, em se tratando de uma criança em formação. A partir desse contexto, pretende-se examinar a constituição do sujeito e investigar as estruturas descritas por Freud, os respectivos mecanismos de defesas e o autismo. A finalidade é apresentar uma síntese do autismo na psicanálise, os três tempos pulsionais constituintes do bebê descritos por Laznik e o trabalho coordenado por Kupfer e sua equipe da USP, que instituíram os parâmetros dos indicadores de risco de desenvolvimento infantil (IRDI).

Palavras-chave : TEA; Constituição do sujeito; Narrativa; Família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License