SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número52A narrativa como intervenção na clínica com autistaA psicanálise no contexto institucional da humanização da assistência em saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

MURIBECA, Maria das Mercês Maia. Relações amorosas com psicopatas. Estud. psicanal. [online]. 2019, n.52, pp. 119-126. ISSN 0100-3437.

Estudar a psicopatia é perceber que, embora sejamos todos seres humanos, não pensamos e sentimos da mesma maneira porque não funcionamos de acordo com os mesmos padrões de consciência moral, ética e honradez. A psicopatia vai além das categorias de gênero e de sexo. É, pois, uma condição individual, de causa multifatorial e pode ser alimentada mediante estruturas sociais, culturais e políticas. Neste artigo, elegemos analisar as relações amorosas entre homens psicopatas integrados ou ditos subclínicos (narcisistas, perversos e maquiavélicos) e suas parceiras mulheres (complementárias). Uma relação emocional, tecida e fiada, em linhas de sedução, encantamento, manipulação, humilhação, gaslighting, desprezo e aniquilação. É sob as consequências nefastas dessa montanha russa de sentimentos contraditórios que essas mulheres (vítimas ativas de um vampirismo psicológico violento) chegam ao consultório, no intuito de lograr romper com a sina inexorável desse encontro amoroso mortífero.

Palavras-chave : Relações amorosas tóxicas; Psicopatia; Psicologia criminal; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License