SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número52Experiências extraordinárias entre o xamanismo e a psicanálise: uma reflexão psicopatológica transculturalSer psicanalista: um ofício meio doido índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

LOPES, Anchyses Jobim. A sobrevivência da psicanálise no Brasil: O Movimento Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras. Estud. psicanal. [online]. 2019, n.52, pp. 161-172. ISSN 0100-3437.

A origem do Movimento Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras em 2000. Tentativas espúrias de regulamentação da Psicanálise no Brasil a partir dos anos 90. Currículos e propostas ligadas a entidades religiosas usando o nome da Psicanálise. Projetos de lei e ações judiciais arquivados com o auxílio da Articulação. Descrição das reuniões do movimento. Consensos obtidos entre as sociedades e federações participantes da Articulação: tripé de transmissão (teoria, clínica e análise pessoal), transmissão artesanal, a Psicanálise é leiga e laica. Livros produzidos pela Articulação. As tentativas mais recentes de regulamentação da Psicanálise no Brasil. Ações atuais da Articulação no Senado Federal.

Palavras-chave : Regulamentação da Psicanálise; Articulação das Entidades Psicanalíticas; Tripé de transmissão; Psicanálise é leiga e laica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License