SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número53Psicanálise e narcisismo: supervisões coletivas em clínica social psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

NUNES, Cristina. Navegando pelo rio da contratransferência: Encontros e desencontros com a identificação projetiva e com a contraidentificação projetiva. Estud. psicanal. [online]. 2020, n.53, pp. 17-26. ISSN 0100-3437.

Apesar da grande expansão do conceito de contratransferência, que acompanhou o alargamento da intervenção psicanalítica a crianças e a pacientes de difícil acesso e o crescimento da importância da relação terapêutica na prática psicanalítica, esta temática tem trazido consigo, ao longo dos anos uma certa falta de clareza, que ainda hoje se mantém, por alguma imprecisão e pouca consensualidade entre alguns autores. A ideia de contratransferência confunde-se muitas vezes com outros conceitos com que se cruza como sejam a atenção flutuante, a empatia, a identificação projetiva ou a contra identificação projetiva. Na tentativa de clarificar e distinguir os conceitos de contratransferência, identificação projetiva e contraidentificação projetiva, irá recorrer a três textos de autores que considera fundamentais para a compreensão e reflexão sobre a temática. A partir da leitura reflexiva dos textos Estudos sobre Técnica Psicanalítica de Heinrich Racker, Teoria da Identificação de León Grinberg e Modelos de Interpretação em Psicanálise de Carlos Amaral Dias, proporá um modelo de inter-relação entre a dinâmica dos conceitos de contratransferência, identificação projetiva, contraidentificação projetiva e enactment, que acredita facilitar a distinção entre os mesmos, esperando poder contribuir para uma melhor compreensão e integração dos fenómenos contratransferenciais na prática psicanalítica.

Palavras-chave : Contratransferência; Identificação projetiva; Contraidentificação projectiva; Enactment.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License