SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue53Psychoanalysis and narcissism: collective supervisions in a psychoanalytic social clinicThe psychoanalityc Process and the trancendending Self author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicanálise

Print version ISSN 0100-3437

Abstract

CASTRO, Audrey Gonçalves de. O encobrimento da Cobra Norato: do indizível à Bejahung primitiva e à negativa freudiana. Estud. psicanal. [online]. 2020, n.53, pp. 37-41. ISSN 0100-3437.

Trata o presente estudo do caso clínico de Maria, que procurou tratamento a partir de sintomas de gravidez. Nas entrevistas preliminares, fez relatos da comunidade de onde vinha, próxima ao Rio Xingu. Trouxe a lenda da Cobra Norato, um sonho e uma cena traumática de sua infância. A partir de palavras que negavam seus sentimentos em relação a seu pai, o estudo faz referência ao texto A negativa, de Freud. Trabalha-se, nesse mesmo contexto, as palavras Bejahung, como simbolização primitiva, e Verneinung, como negação, constitutiva do sujeito, abordadas posteriormente por Lacan. O recalque primário é tratado como uma fixação de gozo, através de escritas, no corpo do bebê. O recalque secundário e o retorno do recalcado também são elucidados no texto, na condição do direito e do avesso de uma mesma coisa, conforme a teoria lacaniana. Pontua-se, para concluir o trabalho, que há um núcleo real do inconsciente, não recalcado, onde não há significação, em que os significantes (S1s) não estão encadeados, bem como que o significante S2, que aparece posteriormente, é que faz com que o S1 exista, a partir de sua retroação.

Keywords : Negativa; Bejahung; Verneinung; Pragung; Significante; Fixação; Inconsciente; Real; Recalque.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License