SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número53Experiências extraordinárias entre o xamanismo e a psicanálise: uma reflexão psicopatológica transculturalQuarentena, o bem que ela nos faz índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

JUNIOR, Dorivaldo Pantoja Borges  e  CECCARELLI, Paulo Roberto. Um estudo psicanalítico sobre perdas mitológicas e etnocídio a partir do documentário "Ex-pajé". Estud. psicanal. [online]. 2020, n.53, pp. 85-90. ISSN 0100-3437.

O objetivo deste estudo foi investigar as consequências psíquicas das perdas mitológicas vivenciadas pela tribo Pater-Suruí, sobretudo por Perpera, o pajé. Para isso, nos apoiamos na análise do documentário Ex-pajé (2018), dirigido por Luiz Bolognesi. As contribuições antropológicas sobre o fenômeno do etnocídio ampliaram nossa investigação. A partir das análises, observamos que, com a chegada do “não indígena”, as manifestações espirituais da tribo foram reprimidas, desvalorizadas e substituídas por outros valores. Os novos ideais suscitaram o desamparo coletivo e individual da tribo, devido à perda das referências identitárias, o que sinalizou a necessidade de retorno às antigas práticas constitutivas do grupo. Concluímos que se, de um lado, o “choque mitológico” tem um efeito desorganizador, por outro, o resgate das referências identificatórias restabelece a circulação pulsional original.

Palavras-chave : Perdas mitológicas; Etnocídio; Psicanálise; Amazônia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License