SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número53Um estudo psicanalítico sobre perdas mitológicas e etnocídio a partir do documentário "Ex-pajé"O modelo transformacional: uma perspectiva clínica para a abordagem dos casos-limite índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

CORREA, Carlos Pinto. Quarentena, o bem que ela nos faz. Estud. psicanal. [online]. 2020, n.53, pp. 91-94. ISSN 0100-3437.

A quarentena é uma invenção legal. De início seria um tempo livre favorecendo o usufruto para pensar sem compromisso. Na verdade, nova forma de pensar cujos propósitos não são suficientemente claros. Retiradas as metas assertivas, a quarentena é uma condenação à revisão de erros pelos quais a humanidade tem que se responsabilizar. O autor lembra que a proposta parece um surto inimaginável e até seu impacto não real. É surpreendente, exigindo que a população tente avaliações inventadas. Existe ainda a necessidade de vivê-la sem desespero enlouquecedor ou apatia, enfrentar um coletivo duro e ameaçador, antecipando a solidariedade que será exigida.

Palavras-chave : Quarentena; Entendimento; Tempo; Experiência de vida; Mudança social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License