SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue53Quarentine, the good it does to usThe network's discourse and its effects on the social bond author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicanálise

Print version ISSN 0100-3437

Abstract

PONDE, Cristiana de Aguiar  and  JUNIOR, Carlos Augusto Peixoto. O modelo transformacional: uma perspectiva clínica para a abordagem dos casos-limite. Estud. psicanal. [online]. 2020, n.53, pp. 95-107. ISSN 0100-3437.

Este trabalho visa a discutir uma proposta clínica alinhada aos desafios colocados pelos casos-limite. N o âmbito da clínica, esses analisandos convocam o analista a viver e sentir com eles os seus conteúdos cindidos e projetados, desafiando as ferramentas tradicionais do trabalho analítico. O paradigma da transformação, que fundamenta o modelo transformacional da clínica psicanalítica, concebe a díade analista/analisando em seu caráter de complementaridade, em que nenhum membro desse par pode ser entendido sem o outro. O cerne do trabalho analítico se define pela capacidade do analista em transitar no eixo fusão/separação da relação analítica e manter sua capacidade de conter, metabolizar e transformar os elementos não representados em uma forma mais palatável ao pensar.

Keywords : Casos-limite; Simbolismo; Paradigma da transformação; Modelo transformacional; Campo analítico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License