SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número53Quarentena, o bem que ela nos fazO discurso da rede e seus efeitos no laço social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

PONDE, Cristiana de Aguiar  e  JUNIOR, Carlos Augusto Peixoto. O modelo transformacional: uma perspectiva clínica para a abordagem dos casos-limite. Estud. psicanal. [online]. 2020, n.53, pp. 95-107. ISSN 0100-3437.

Este trabalho visa a discutir uma proposta clínica alinhada aos desafios colocados pelos casos-limite. N o âmbito da clínica, esses analisandos convocam o analista a viver e sentir com eles os seus conteúdos cindidos e projetados, desafiando as ferramentas tradicionais do trabalho analítico. O paradigma da transformação, que fundamenta o modelo transformacional da clínica psicanalítica, concebe a díade analista/analisando em seu caráter de complementaridade, em que nenhum membro desse par pode ser entendido sem o outro. O cerne do trabalho analítico se define pela capacidade do analista em transitar no eixo fusão/separação da relação analítica e manter sua capacidade de conter, metabolizar e transformar os elementos não representados em uma forma mais palatável ao pensar.

Palavras-chave : Casos-limite; Simbolismo; Paradigma da transformação; Modelo transformacional; Campo analítico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License