SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número53O discurso da rede e seus efeitos no laço socialAnna Freud: uma desenvolvimentista quase esquecida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

SORDI, Bárbara Araújo; LEVY, Elizabeth Samuel  e  CORREA, Hevellyn Ciely da Silva. Arkangel: sobre a devastação na relação mãe e filha em tempos cibernéticos. Estud. psicanal. [online]. 2020, n.53, pp. 119-128. ISSN 0100-3437.

Black Mirror é uma série britânica de ficção sobre a sociedade contemporânea que, de forma irônica e catastrófica, debate sobre bioética em face os possíveis avanços tecnológicos e seus efeitos psíquicos. No episódio Arkangel, apresentado na quarta temporada da série, Marie, preocupada com a segurança da filha recorre a um dispositivo de última geração para monitorar sua localização, uma espécie de chip, fato que, posteriormente, se agrava diante da emergência da puberdade da filha, isto é, o despertar de sua posição de mulher. Partindo de fragmentos do episódio, este artigo aborda a questão da devastação na relação mãe e filha. Direcionando-se ao conceito psicanalítico de feminilidade baseado nos textos freudianos, e de feminino no ensino de Lacan, pensa-se as consequências de um gozo que não está inscrito de todo na linguagem e que, diante da impossibilidade própria ao amor, encontra na devastação um modo de realizar-se.

Palavras-chave : Black Mirror; Psicanálise; Feminilidade; Devastação; Maternidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License