SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número53MelancoliaA via do talvez: desdobramentos psicanalíticos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos de Psicanálise

versión impresa ISSN 0100-3437

Resumen

SANTOS, Luciene dos. O inconsciente e tecnologia digital: o real e o tempo - aproximações. Estud. psicanal. [online]. 2020, n.53, pp. 149-157. ISSN 0100-3437.

O inconsciente, o real e as tecnologias digitais. Tecnologias digitais, articulação com as descobertas do campo científico da física, formas de investimento no real. Como Freud tratou a relação do inconsciente com a questão do tempo e ao conceituar e explicar o funcionamento do inconsciente, Freud antecipou questões epistêmicas que reapareceram nos desdobramentos posteriores da física quântica. A apropriação da produção do real e de uma concepção de temporalidade que aproximam as tecnologias digitais à concepção de temporalidade no funcionamento do inconsciente. Os gadgets na apropriação da produção do real como forma de animar e engajar a vida resvala para a proposta de regulação e conhecimento totalizante sobre os indivíduos e o mundo. Processos de digitalização e automação das práticas e atividades humanas cotidianas produzindo alteração psíquica na apreensão perceptual das categorias espaciais e temporais e, consequentemente, das relações entre os homens e entre estes e sua ambiência.

Palabras clave : Real; Inconsciente; Tecnologias digitais; Física quântica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License