SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue53The human condition in isolation: an encounter with personal finitude and the search for creativityReport of a clinical case: from Family household to citizen author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicanálise

Print version ISSN 0100-3437

Abstract

ABREU, Scheherazade Paes de. História: centro de gravidade do sujeito. Estud. psicanal. [online]. 2020, n.53, pp. 175-182. ISSN 0100-3437.

História, centro de gravidade do sujeito, é o título escolhido para este artigo por incluir uma certa tensão vital nessa afirmativa de Lacan. O sujeito tem uma história, e essa história é material para o trabalho de análise. A história é, ao mesmo tempo, narrativa. Quem faz essa tarefa de reconstrução é o analisante, e ao analista cabe o ato, que consiste em autorizar a tarefa. O relevante é o que disso se reconstrói. A escrita da reconstrução da história é também um fator que favorece o desgaste do sentido e decorre da leitura que se faz da história. Por sinal, a psicanálise é um procedimento de leitura. Intervém aqui a possibilidade de ler de outro modo. Logo, narrar tem efeitos de corrosão no sujeito. A história é a leitura que temos dela. Até que ponto se pode pensar a história como contingência na experiência analítica e sua relação com a verdade?

Keywords : Construções em análise; História; Narrativa; Ler um sintoma.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License