SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue54Talking about psychoanalysis nowadays: a tale about crossingIs it possible to suspend the sky?: Reflections about on-line clinic, subjectivity and dreams author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicanálise

Print version ISSN 0100-3437On-line version ISSN 2175-3482

Abstract

COLAO, Magda Maria; POKORSKI, Maria Melania Wagner Franckowiak; FOCHESATTO, Waleska Pessato Farenzena  and  RABUSKE, Anelise Scheuer. Psicanálise ampliada: possibilidades na pandemia. Estud. psicanal. [online]. 2020, n.54, pp. 37-46. ISSN 0100-3437.

Este ensaio objetiva analisar o período pandêmico da Covid-19, seus reflexos na saúde mental da sociedade, bem como algumas repercussões no trabalho psicanalítico. Pretendemos entender a psicanálise não apenas no espaço do consultório, mas também de forma ampliada, em que ela possa dar a sua contribuição à saúde integral, ocupando-se com a promoção e a prevenção em saúde mental e pública. Como exemplo de psicanálise ampliada, mencionamos alguns ciclos de estudos oferecidos nos últimos anos pelo Círculo Psicanalítico do Rio Grande do Sul (CPRS) aos profissionais da saúde e da educação. Além disso, o ensaio descreve dois recortes de casuísticas em atendimento na forma on-line, lembrando, como dizia Freud (1937), que o trabalho do analista se assemelha ao do arqueólogo. O ensaio finaliza sinalizando possibilidades de elaboração deste período em que a dor, a angústia, a fobia e o desamparo se fazem muito presentes na escuta analítica. Os autores que nos auxiliaram nesta reflexão são vários, mas destacamos Freud, Danto, Dolto e Minerbo.

Keywords : Psicanálise ampliada; Saúde mental; Pandemia; Ciclos de estudos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License