SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número54Psicanálise ampliada: possibilidades na pandemiaAnálise on-line!: Considerações sobre a transferência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437versão On-line ISSN 2175-3482

Resumo

ROCHA, Márcia Alves da. Será que dá para suspender o céu?: Reflexões sobre a clínica on-line, subjetivação e sonhos. Estud. psicanal. [online]. 2020, n.54, pp. 47-56. ISSN 0100-3437.

Cantar, dançar e viver a experiência mágica de suspender o céu é comum em muitas tradições indígenas. Suspender o céu é ampliar o horizonte existencial, é enriquecer as nossas subjetividades, nos ensina o líder indígena Ailton Krenak. Tomando como ponto de partida os transgeracionais ensinamentos da cultura Krenak e, ao mesmo tempo, ancorado na clínica psicanalítica, este trabalho apresenta uma reflexão sobre os desafios da clínica nos tempos pandêmicos e de psicanálise on-line: será que é possível suspender o céu, para ampliar o horizonte existencial? As reflexões propostas nos levam às postulações winnicottianas a respeito do medo do colapso e ao pensamento de Thomas Ogden sobre a posição autista contígua, bem como à importância da experiência analítica como um meio para que os analisandos consigam sonhar seus sonhos interrompidos ou ainda não sonhados.

Palavras-chave : Clínica psicanalítica on-line; Medo do colapso; Posição autista contígua; Terceiro analítico; Sonhos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License