SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue54Covid-19: Consequences Covid-19: pandemic in the eye and a thinning of the clinical frameworkThe Uncanny in Les Contes d'Hoffmann,by Jacques Offenbach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicanálise

Print version ISSN 0100-3437On-line version ISSN 2175-3482

Abstract

LOPES, Anchyses Jobim. Leonardo da Vinci, Freud e o estranho familiar: ('Das Unheimlich'). Estud. psicanal. [online]. 2020, n.54, pp. 75-94. ISSN 0100-3437.

História de algumas críticas ao livro de Freud sobre Leonardo da Vinci. Dados mais recentes sobre a biografia de Leonardo. Perda precoce do amor da mãe biológica do artista resultando na síndrome da mãe morta, descrita por André Green. O sorriso da Mona Lisa caracterizado como estranho familiar (unheimlich) por Freud. Genealogia do termo estranho familiar na obra de Freud até o artigo com esse título. Desenhos de Leonardo sobre o tema de Maria com o filho ou Sant'Ana com a Virgem e o Menino, até aquele conhecido como cartão de Burlington. Interpretações sobre esse cartão. A criatividade segundo Winnicott. Do cartão ao quadro no Louvre como passagem do tema da solidão, silêncio e escuridão do artigo de Freud sobre o estranho familiar à gênese da poesia, da música e da pintura.

Keywords : Freud e Leonardo da Vinci; Estranho familiar (unheimlich); Mãe morta; Criatividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License