SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número54Covid-19: Consequências Covid-19: pandemia do olhar e um esgarçamento do enquadre clínicoO Estranho em Les Contes d'Hoffmann, de Jacques Offenbach índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437versão On-line ISSN 2175-3482

Resumo

LOPES, Anchyses Jobim. Leonardo da Vinci, Freud e o estranho familiar: ('Das Unheimlich'). Estud. psicanal. [online]. 2020, n.54, pp. 75-94. ISSN 0100-3437.

História de algumas críticas ao livro de Freud sobre Leonardo da Vinci. Dados mais recentes sobre a biografia de Leonardo. Perda precoce do amor da mãe biológica do artista resultando na síndrome da mãe morta, descrita por André Green. O sorriso da Mona Lisa caracterizado como estranho familiar (unheimlich) por Freud. Genealogia do termo estranho familiar na obra de Freud até o artigo com esse título. Desenhos de Leonardo sobre o tema de Maria com o filho ou Sant'Ana com a Virgem e o Menino, até aquele conhecido como cartão de Burlington. Interpretações sobre esse cartão. A criatividade segundo Winnicott. Do cartão ao quadro no Louvre como passagem do tema da solidão, silêncio e escuridão do artigo de Freud sobre o estranho familiar à gênese da poesia, da música e da pintura.

Palavras-chave : Freud e Leonardo da Vinci; Estranho familiar (unheimlich); Mãe morta; Criatividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License