SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número54Leonardo da Vinci, Freud e o estranho familiar: ('Das Unheimlich')Tradução e psicanálise: a experiência do intervalo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437versão On-line ISSN 2175-3482

Resumo

ROHE, Daniel. O Estranho em Les Contes d'Hoffmann, de Jacques Offenbach. Estud. psicanal. [online]. 2020, n.54, pp. 95-110. ISSN 0100-3437.

Freud possuía uma vivência pessoal com Les Contes d'Hoffmann, ópera de Jacques Offenbach. Ela trata do horror da castração e da frustação amorosa em mais de quatro contos de E.T.A. Hoffmann na adaptação do libretista Jules Barbier. A paixão do personagem Hoffmann por Olímpia pode ser interpretada enquanto uma manifestação do fetichismo. Já Antonia o seduz pelo seu canto e pelo desejo de ser famosa, tal qual uma Hortense Schneider, que interpretou a Helena de uma ópera três vezes citada por Freud. E Giulietta, essa sedutora cortesã representa o papel de uma esfinge - pelos olhos ela ameaça o herói, tal como um Édipo atormentado pelas intrigas familiares. Educado por um tio severo, E.T.A. Hoffmann desenvolveu a sensibilidade artística a partir do contato com a tia Sophie. Les Contes d'Hoffmann foi a última contribuição do Maestro de Monmartre, que homenageia aquele que deixou seu registro na história enquanto juiz de direito, escritor e compositor.

Palavras-chave : Ópera; Psicanálise; Estranho; E.T.A. Hoffmann; Jacques Offenbach.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License