SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número54Tradução e psicanálise: a experiência do intervaloA psicossomática, laços da teoria de Pierre Marty e André Green índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos de Psicanálise

versión impresa ISSN 0100-3437versión On-line ISSN 2175-3482

Resumen

GONCALVES, Ricardo César  y  CECCARELLI, Paulo Roberto. O unheimlich e as transexualidades. Estud. psicanal. [online]. 2020, n.54, pp. 119-129. ISSN 0100-3437.

O presente artigo aborda aspectos da temática das transexualidades e sua relação com o Unheimlich (estranho) apresentado na teoria freudiana. Inicialmente, partimos de uma revisão bibliográfica dos escritos de Freud, buscando conceitos basilares para compreender o masculino e feminino, bem como, os processos identificatórios. Em seguida, analisamos as contribuições teóricas de Robert Stoller ao fenômeno transexual. Concluímos, reiterando que o fenômeno transexual, eventualmente, causa em profissionais especializados um sentimento de estranhamento, por reativar processos anteriormente recalcados. Por fim, entendemos que as transexualidades se mostram como uma "solução", uma forma de "sobrevivência psíquica" (MCDOUGALL, 1997).

Palabras clave : Unheimlich [estranho]; Transexualidades; Clínica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License