SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número54O unheimlich e as transexualidadesA subjetividade da psique preta: como uma herança da ancestralidade de sofrimento, ódio e culpa se inter-relaciona com a estrutura sadomasoquista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437versão On-line ISSN 2175-3482

Resumo

MELGARE, Celso Perez. A psicossomática, laços da teoria de Pierre Marty e André Green. Estud. psicanal. [online]. 2020, n.54, pp. 131-139. ISSN 0100-3437.

Este artigo aborda os fundamentos principais da psicossomática psicanalítica de Marty. que representou um avanço na compreensão e no tratamento psicoterapêutico dos somatizadores na segunda metade do século passado. Na virada para este século, a pesquisa de André Green estabeleceu as bases teóricas para melhor entendimento das patologias não neuróticas, entre as quais colocou a psicossomática. Esse grupo de psicopatologias apresenta fragilidade egoica, falhas no processo de simbolização e tendência à atuação, em que a ação da função desobjetalizante e o trabalho do negativo são elementos fundamentais.

Palavras-chave : Psicossomática psicanalítica; O trabalho do negativo; Patologias não neuróticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License