SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue54The subjectivity of the black psyche: as an inheritance from the ancestry of suffering, hatred and guilt is interrelated with the sadomasochistic structurePsychoanalysis on Freud's approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicanálise

Print version ISSN 0100-3437On-line version ISSN 2175-3482

Abstract

MESQUITA, Isabel. Relacionamentos amorosos como experiências de ser e de não ser: A psychoanalytic reading of the function in the self of the loving relationship and repetitionUma leitura psicanalítica da função no self do relacionamento amoroso e da repetição. Estud. psicanal. [online]. 2020, n.54, pp. 147-159. ISSN 0100-3437.

A autora pretende demonstrar como os relacionamentos amorosos podem servir funções de estabilidade, regulação e manutenção de um sentimento de coesão do Self, seja mais no nível da estabilidade e da coesão (linha de introjetiva) como referira Blatt, visando impedir a angústia de aniquilação ou, por outro, lado possibilitar, em estados mais desenvolvidos do Self (linha anaclitica) (BLATT, S. J.; BLASS, R. B.,1992), uma visão mais segura de si (autoestima e sentimento de eficácia) impedindo a angústia de perda do objeto em ambos os casos, possibilitando o sentimento de ser. A estabilidade da relação amorosa e a satisfação com o seu desenvolvimento estarão diretamente ligadas à possibilidade de autonomização em relação aos objetos internos, à transcendência do self e ao seu desenvolvimento na relação, interligadas a uma maior autonomização face aos objetos internos e a uma possibilidade de autorregulação e regulação do meio. Pretende-se demonstrar como em determinadas situações a psicoterapia de casal não pode avançar para o trabalho da relação a dois e para o trabalho da intersubjetividade sem que o sentimento de Self esteja firmado em cada um dos elementos do casal.

Keywords : Self; Sentimento de eficácia; Retraumatização; Sentimento de ser e de não ser; Repetição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License