SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número54A subjetividade da psique preta: como uma herança da ancestralidade de sofrimento, ódio e culpa se inter-relaciona com a estrutura sadomasoquistaPsicanálise e educação à luz de Freud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos de Psicanálise

versión impresa ISSN 0100-3437versión On-line ISSN 2175-3482

Resumen

MESQUITA, Isabel. Relacionamentos amorosos como experiências de ser e de não ser: A psychoanalytic reading of the function in the self of the loving relationship and repetitionUma leitura psicanalítica da função no self do relacionamento amoroso e da repetição. Estud. psicanal. [online]. 2020, n.54, pp. 147-159. ISSN 0100-3437.

A autora pretende demonstrar como os relacionamentos amorosos podem servir funções de estabilidade, regulação e manutenção de um sentimento de coesão do Self, seja mais no nível da estabilidade e da coesão (linha de introjetiva) como referira Blatt, visando impedir a angústia de aniquilação ou, por outro, lado possibilitar, em estados mais desenvolvidos do Self (linha anaclitica) (BLATT, S. J.; BLASS, R. B.,1992), uma visão mais segura de si (autoestima e sentimento de eficácia) impedindo a angústia de perda do objeto em ambos os casos, possibilitando o sentimento de ser. A estabilidade da relação amorosa e a satisfação com o seu desenvolvimento estarão diretamente ligadas à possibilidade de autonomização em relação aos objetos internos, à transcendência do self e ao seu desenvolvimento na relação, interligadas a uma maior autonomização face aos objetos internos e a uma possibilidade de autorregulação e regulação do meio. Pretende-se demonstrar como em determinadas situações a psicoterapia de casal não pode avançar para o trabalho da relação a dois e para o trabalho da intersubjetividade sem que o sentimento de Self esteja firmado em cada um dos elementos do casal.

Palabras clave : Self; Sentimento de eficácia; Retraumatização; Sentimento de ser e de não ser; Repetição.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License