SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número54Relacionamentos amorosos como experiências de ser e de não ser: A psychoanalytic reading of the function in the self of the loving relationship and repetition índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos de Psicanálise

versión impresa ISSN 0100-3437versión On-line ISSN 2175-3482

Resumen

SIQUEIRA, Janes Teresinha Fraga. Psicanálise e educação à luz de Freud. Estud. psicanal. [online]. 2020, n.54, pp. 161-171. ISSN 0100-3437.

Freud não pensou a educação como o seu fenômeno de pesquisa, em particular. No entanto, em seus escritos há conceitos que incidem sobre a educação e a pedagogia. Encontrei relevância em suas ideias. Não poderia ser diferente vindo de Freud. Suas reflexões, mesmo esparsas como fenômeno particular, ele relaciona a educação com o desenvolvimento humano, como via importante para que a sociedade atinja outro nível civilizatório. Nas entrelinhas, seus escritos demonstram compreensões apoiadas na psicanálise, que podem colaborar muito com a educação. Freud propõe que a psicanálise pessoal faça parte da formação de professores. Podemos refletir que o psicanalista necessita passar por formação, Isso por si é também educação.

Palabras clave : Psicanálise; Educação; Pedagogia; Formação; Desenvolvimento humano.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License