SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número54Relacionamentos amorosos como experiências de ser e de não ser: A psychoanalytic reading of the function in the self of the loving relationship and repetition índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437versão On-line ISSN 2175-3482

Resumo

SIQUEIRA, Janes Teresinha Fraga. Psicanálise e educação à luz de Freud. Estud. psicanal. [online]. 2020, n.54, pp. 161-171. ISSN 0100-3437.

Freud não pensou a educação como o seu fenômeno de pesquisa, em particular. No entanto, em seus escritos há conceitos que incidem sobre a educação e a pedagogia. Encontrei relevância em suas ideias. Não poderia ser diferente vindo de Freud. Suas reflexões, mesmo esparsas como fenômeno particular, ele relaciona a educação com o desenvolvimento humano, como via importante para que a sociedade atinja outro nível civilizatório. Nas entrelinhas, seus escritos demonstram compreensões apoiadas na psicanálise, que podem colaborar muito com a educação. Freud propõe que a psicanálise pessoal faça parte da formação de professores. Podemos refletir que o psicanalista necessita passar por formação, Isso por si é também educação.

Palavras-chave : Psicanálise; Educação; Pedagogia; Formação; Desenvolvimento humano.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License