SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue55Reflections on the baby in times of pandemic: contributions by Ester Bick and Emmi Pikler author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicanálise

Print version ISSN 0100-3437On-line version ISSN 2175-3482

Abstract

FLORES, Juan. A psicanálise: impacto da realidade social.Translated byBernardo Maranhão. Estud. psicanal. [online]. 2021, n.55, pp. 17-31. ISSN 0100-3437.

O questionamento da "objetividade" supõe presumir que toda teoria é abordada a partir de um lugar e que isso supõe aceitar a existência de um "viés". Por isso, é preciso admitir que o panorama observável depende do ponto de vista do observador, e renunciar então às pretensões de totalidade de "universalidade" do observado. A assunção dessa perspectiva pode levar a reconhecer a implicação do lugar a partir do qual se trabalha e se pensa. No entanto, essa tomada de partido supõe uma ótica que leve em conta o atravessamento inevitável do conflito social e a contradição histórica em toda empreitada de conhecimento. A única "objetividade" esperável seria aquela que não esconde seus valores, mas assume consciente e explicitamente os pressupostos que a sustentam.

Keywords : Psicanálise; Objetividade; Ideologia; Contratransferência; Conflito social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License