SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número55Reflexões sobre o bebê em tempos de pandemia: contribuições de Ester Bick e Emmi PiklerIntervenção a tempo em bebês com impasses ao desenvolvimento psíquico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437versão On-line ISSN 2175-3482

Resumo

CHIODI, Cleyde Simone França Netto. "Tô vivo, tô morto": que apelo é esse?. Estud. psicanal. [online]. 2021, n.55, pp. 43-49. ISSN 0100-3437.

Este relato de caso se propõe a trazer questões e reflexões iniciais em torno das potenciais implicações de uma "morte anunciada" pelo saber médico no psiquismo de uma mãe e de seu bebê. O caso foi recortado de um projeto de pesquisa mais amplo, intitulado Intervenção a Tempo em bebês e crianças com impasses no desenvolvimento psíquico, conduzido no estágio de pós-doutoramento da Dra. Isabela Santoro Campanário. Com abordagem psicanalítica, a pesquisa foi realizada em um centro de saúde da Regional Centro-Sul, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O relato aqui descrito foi produzido a partir da experiência de duas psicanalistas durante a aplicação do protocolo IRDI (Indicadores Cínicos de Risco para o Desenvolvimento infantil), em junho e outubro de 2018. O presente trabalho termina especulando, à luz da teoria psicanalítica lacaniana, como a relação mãe-bebê, neste caso específico, foi impactada pelo prenúncio de uma morte que não se concretizou.

Palavras-chave : Significante; Morte anunciada; Fantasmas maternos; Laço mãe-bebê.

        · resumo em Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License