SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número55Intervenção a tempo em bebês com impasses ao desenvolvimento psíquicoSexualidade e mitologia na encantaria amazônica da lenda do Boto: um ensaio psicanalítico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos de Psicanálise

versión impresa ISSN 0100-3437versión On-line ISSN 2175-3482

Resumen

SAVI, Bruno Stamato. Totem e tabu: dois sistemas simbólicos arcaicos num ponto de vista contemporâneo do capitalismo. Estud. psicanal. [online]. 2021, n.55, pp. 57-77. ISSN 0100-3437.

O objetivo deste trabalho é apresentar uma visão psicanalítica não restrita a uma ótica clínica, em direção a uma ótica mais social. Tomou-se como eixo a obra Totem e tabu , em que Freud (1912-1913) comparou os povos primitivos com os neuróticos, bem como a intensa relação dos cerimoniais individuais com os cerimoniais coletivos. Reconhecendo a tentativa de Freud em explicar não apenas a origem da religião, mas também de onde se originaram os símbolos totêmicos sagrados e os interditos - aquelas proibições arcaicas colocadas como tabus -, este trabalho se limita a uma visão mais atual do mito totêmico associado ao capitalismo. O capitalismo tem um sistema simbólico parecido com o totemismo da sociedade tribal, ao elaborar um sistema de classificação que organiza diferenças e semelhanças entre os sujeitos e os objetos a serem consumidos na cultura contemporânea. Caso não seja respeitada essa exigência própria do capitalismo, isto é, o dever de consumir, o temor de não consumir e a sensação de exclusão do social podem direcionar o sujeito a um formato mais extremo do consumo: um impulso de consumir demasiadamente, sem haver desejo e sem saber conscientemente por que o faz. A aceleração do tempo cronológico nos dias de hoje também coloca em consumo o tempo psíquico do sujeito. Estando cindido, o Ego fica direcionado à realidade de viver pelo imediatismo, consumindo tempo/dinheiro/corpo com objetos e coisas direcionadas para além do princípio de prazer, indo em direção a um grande conflito entre pulsão de vida e pulsão de morte.

Palabras clave : Totem e tabu; Capitalismo; Compulsão; Consumindo tempo/dinheiro/corpo; Cisão do Ego; Passagem ao ato.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License