SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número55Totem e tabu: dois sistemas simbólicos arcaicos num ponto de vista contemporâneo do capitalismoBruxismo em época de pandemia: um diálogo entre a odontologia e psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437versão On-line ISSN 2175-3482

Resumo

BORGES JUNIOR, Dorivaldo Pantoja; GONCALVES, Ricardo César  e  CECCARELLI, Paulo Roberto. Sexualidade e mitologia na encantaria amazônica da lenda do Boto: um ensaio psicanalítico. Estud. psicanal. [online]. 2021, n.55, pp. 79-90. ISSN 0100-3437.

O presente ensaio objetiva apresentar reflexões introdutórias sobre as relações entre a sexualidade e o mitológico, mais especificamente na encantaria amazônica da lenda do Boto. A lenda em questão é uma das narrativas mais famosas do folclore da região. Dessa forma, realizou-se uma breve explanação teórica sobre a lenda e os aspectos simbólicos a ela inerentes para, por fim elucidá-los mediante fragmentos do filme Ele, o Boto (1987), dirigido por Walter Lima Jr. A discussão presente nesses escritos apresenta aspectos como o retorno da sexualidade arcaica presente na figura do Boto, bem como a quebra de paradigmas da moral sexual cultural ocidental. Dessa forma, evidenciou-se a riqueza de conteúdos que a análise das construções míticas proporciona ao trabalho de investigação dos processos subjetivos e culturais.

Palavras-chave : Psicanálise; Sexualidade; Mitologia; Lenda do Boto; Amazônia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License