SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número55Sexualidade e mitologia na encantaria amazônica da lenda do Boto: um ensaio psicanalíticoAs histéricas de Freud, a dor orofacial e a histeria na clínica psicanalítica atual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437versão On-line ISSN 2175-3482

Resumo

PUPPIN, Cristina Fontes. Bruxismo em época de pandemia: um diálogo entre a odontologia e psicanálise. Estud. psicanal. [online]. 2021, n.55, pp. 91-95. ISSN 0100-3437.

Este trabalho apresenta um tema relacionado à odontologia e suas relações com o indivíduo. O bruxismo é uma disfunção da ATM (articulação temporomandibular), em que há o movimento de ranger os dentes, provocando consequências no indivíduo. Muitos casos são vistos no mundo atual, e durante a pandemia pelo coronavírus, houve um aumento significativo devido ao estresse. Vários sintomas são relatados pelo paciente, e há inúmeros casos malsucedidos ou ineficazes. Com o conhecimento da psicanálise, a odontologia amplia e melhora a relação com o paciente, sabendo da importância da cavidade oral e proporcionando um melhor atendimento.

Palavras-chave : Saúde; Medicina; Odontologia; Bruxismo; Pandemia; Sintomas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License