SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número55O cuidado poético-analítico em um mundo pandêmico coisificadoAfeto, saber, virtude: os afetos em Lacan e a gaia ciência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos de Psicanálise

versión impresa ISSN 0100-3437versión On-line ISSN 2175-3482

Resumen

LOPES, Anchyses Jobim. Descritivo, recalcado, originário, estruturado como linguagem, Isso, resto de estrutura e outros: quantos são os inconscientes?. Estud. psicanal. [online]. 2021, n.55, pp. 147-170. ISSN 0100-3437.

A origem da primeira tópica a partir dos textos freudianos da década de 1890 até os textos de Os artigos sobre metapsicologia. A ligação indissociável entre o inconsciente da primeira tópica e o processo primário. Descrições por Freud do pré-consciente recalcado, do inconsciente originário e o do inconsciente recalcado enquanto desdobramentos da primeira tópica. A localização da linguagem na primeira tópica. A importância da negação e da temporalidade para a constituição da linguagem. Freud e a formulação da segunda tópica, e o Id como herdeiro radical do inconsciente da primeira tópica. Descrições por Freud de um Id originário e um Id recalcado. Localização e problematização da linguagem na segunda tópica. A proposta de Lacan da essência do Id como o que não é Eu e é todo o resto da estrutura gramatical. Problematização da noção de estrutura. A crítica de Green ao inconsciente estruturado como linguagem. Propostas sobre a localização da linguagem na segunda tópica. O Id localizado no Real do nó borromeano.

Palabras clave : Freud; Inconsciente; Teoria psicanalítica; Metapsicologia; Aquisição da linguagem; Arte e psicanálise.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License