SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número55Descritivo, recalcado, originário, estruturado como linguagem, Isso, resto de estrutura e outros: quantos são os inconscientes?Onde está Eros?: Sobre inveja e superego invejoso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437versão On-line ISSN 2175-3482

Resumo

MARANHAO, Bernardo Costa Couto de Albuquerque  e  ROCHA, Guilherme Massara. Afeto, saber, virtude: os afetos em Lacan e a gaia ciência. Estud. psicanal. [online]. 2021, n.55, pp. 171-180. ISSN 0100-3437.

Neste artigo, discutimos a abordagem do tema dos afetos por Lacan em uma passagem de Televisão ([1974] 2003). Para tanto, apoiamo-nos sobretudo nas elaborações desenvolvidas por Colette Soler em seu livro Les affects lacaniens (2011) e nas considerações feitas por Jacques-Alain Miller ([1986] 2016) no texto A propósito dos afetos na experiência analítica. O percurso aqui desenvolvido compreende três etapas. Tratamos inicialmente de retomar, em linhas gerais, os fundamentos freudianos que o próprio Lacan reivindica para sua teoria dos afetos. Em seguida, discutimos a hipótese formulada por Lacan no Seminário 20: Mais, ainda acerca da relação entre o afeto, o corpo e a linguagem. Por fim, fazemos uma leitura mais detida da passagem de Televisão na qual, em oposição à tristeza, o gaio saber é evocado por Lacan sob o estatuto tríplice de saber, virtude e afeto.

Palavras-chave : Afeto; Gozo; Lalíngua; Parlêtre; Gaio saber; Interpretação analítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License