SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número55Afeto, saber, virtude: os afetos em Lacan e a gaia ciênciaDas fantasias à fantasia fundamental: caso clínico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437versão On-line ISSN 2175-3482

Resumo

MARRACCINI, Eliane Michelini  e  FIGUEIREDO, Luís Cláudio. Onde está Eros?: Sobre inveja e superego invejoso. Estud. psicanal. [online]. 2021, n.55, pp. 181-192. ISSN 0100-3437.

A partir da noção de inveja primária, este trabalho examina a constituição e a ação do superego invejoso, noção pouco estudada desde sua apresentação por Melanie Klein em 1957. Na clínica psicanalítica são frequentes casos que suscitam a pergunta "Onde está Eros?", nos quais a pulsão de morte conduz à simples sobrevivência, sem realizações subjetivas e sem investimento libidinal nos objetos. Único laço forte com a não vida, o que produz extenso apagamento subjetivo. A inveja primária exacerbada promove a internalização dos restos do objeto primário atacado destrutivamente, deslancha a constituição de um ego frágil e um superego invejoso com força intensificada pelo predomínio da pulsão de morte. Com a ação dominadora que submete e tiraniza o ego, o superego invejoso destrói sorrateira e persistentemente as possibilidades de desenvolvimento egoico desde o início da vida mental. Uma submissão atravessada por intensos conflitos que encerram o sujeito no círculo vicioso da ameaça, da culpa, da autopunição e da impossibilidade de reparação.

Palavras-chave : Inveja primária; Superego invejoso; Círculo vicioso; Compulsão à repetição; Autopunição.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License