SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número55Onde está Eros?: Sobre inveja e superego invejosoPersonagens falsos-selves no teatro transicional e a clínica psicanalítica contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437versão On-line ISSN 2175-3482

Resumo

SILVA, José Mauricio da. Das fantasias à fantasia fundamental: caso clínico. Estud. psicanal. [online]. 2021, n.55, pp. 193-203. ISSN 0100-3437.

O presente artigo discute a desconstrução das fantasias em análise e a construção da fantasia fundamental. A fantasia fundamental é da ordem do recalque primário. É o resquício da infância. A conservação de algo das primeiras experiências de satisfação movidas pelo princípio de prazer e posteriormente submetidas ao princípio de realidade. Como uma atividade mental, é uma invenção, pois carece de materialidade. Porém, é real na experiência do sujeito e, como função mental, determina a vida interna e externamente. Ela traça um caminho por onde o sujeito possa gozar. E para ilustrar a discussão, apresento um fragmento de caso clínico de um sujeito ainda em análise, pontuando a desconstrução das fantasias em direção à fantasia fundamental, que só efetuará no final da análise.

Palavras-chave : Fantasia fundamental; Recalque primário; Desconstrução; Construção; Análise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License