SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número55Personagens falsos-selves no teatro transicional e a clínica psicanalítica contemporâneaTecituras psicanalíticas: subjetividade, institucionalidade e vincularidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437versão On-line ISSN 2175-3482

Resumo

OLIVEIRA, Luana Felippe Monteiro de. Ensaios psicanalíticos: articulando delírios em prol de uma subjetividade ativa. Estud. psicanal. [online]. 2021, n.55, pp. 213-220. ISSN 0100-3437.

Com este trabalho, pretendo apresentar com pormenores, um pouco do que pude apreender sobre o lugar que ocupei - onde, em um acordo psicopedagógico, porém com o olhar psicanalítico intrínseco, experienciei através de veredas desconhecidas e permeadas de delírios, os proveitos e os descontentamentos inerentes rumo às possibilidades de ser quem somos. Ao aceitar esta proposta, me disponibilizo enquanto psicopedagoga para ocupar uma função não menos preciosa que a função do analista - eu que ali, ainda não era. Mas que tão somente a captura e o desejo contribuíram para que minha chegada se transformasse em uma intensa e instigante estadia. Como fio condutor, parto da impossibilidade de escuta e confiança ao que pudemos usufruir de mais concreto e valioso enquanto debruçadas e imbuídas nesta incitação - árdua, mas com muito amor e esperança de um devir diante da possibilidade de ser quem somos.

Palavras-chave : Desejo; Brincar; Psicose; Delírio; Vir a ser.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License