SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número55Thomas Ogden, leitor de Winnicott: diálogos epistemológicos, teórico-clínicos e estéticosPsicanálise: uma revisão didática sobre as principais contribuições de Freud índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437versão On-line ISSN 2175-3482

Resumo

"O guri tá muito grudado": impactos da violência doméstica na díade mãe-filho. Estud. psicanal. [online]. 2021, n.55, pp. 247-253. ISSN 0100-3437.

Este artigo objetiva discutir um caso clínico da díade mãe-filho, a partir da compreensão das implicações do transgeracional e da convivência atual com a violência doméstica. A metodologia seguiu os pressupostos do estudo de caso em psicanálise, com entrevistas e observações de comportamentos dos atendimentos entre uma mãe e seu filho e o manejo da transferência. As sessões foram transcritas em uma tabela e, posteriormente, foram realizados os recortes do conteúdo de acordo com o objetivo do estudo. Foi possível identificar, a partir dos relatos e da interação mãe-filho, aspectos transgeracionais da violência, tendo em vista a história da mãe e os aspectos relativos à ausência da figura paterna. Ambos os fatores, associados à violência doméstica atual, estavam implicados na impossibilidade de oferecer à criança um ambiente favorável para seu desenvolvimento emocional. Como considerações finais, este estudo sugere ser possível adotar metodologias de intervenção na díade mãe-criança a partir da escuta qualificada nos serviços, possibilitando a entrada de um terceiro elemento que possa apoiar a díade mãe-filho no contexto da violência doméstica.

Palavras-chave : Psicanálise; Violência doméstica; Vínculo mãe-filho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License