SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número55"O guri tá muito grudado": impactos da violência doméstica na díade mãe-filho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437versão On-line ISSN 2175-3482

Resumo

LEITE, Renata Franco; MACEDO, Fernanda Nunes  e  ANDRADE, Sara Bezerra Costa. Psicanálise: uma revisão didática sobre as principais contribuições de Freud. Estud. psicanal. [online]. 2021, n.55, pp. 255-259. ISSN 0100-3437.

O presente trabalho se propõe a pensar de maneira breve e a partir de uma abordagem didática, a evolução da teoria psicanalítica, apresentando os principais conceitos que, ao longo dos anos, vêm se mantendo e se desenvolvendo no sentido de aprofundar cada vez mais os estudos psicanalíticos. A principal figura psicanalítica, sem dúvida, é Freud e, a partir dos conceitos por ele traçados, outros estudiosos se interessaram e buscaram aprofundar ou complementar sua teoria. Sendo assim, este artigo tem como finalidade apresentar, de maneira sucinta, os conceitos iniciais da teoria, como forma de ilustrar a evolução e a importância da psicanálise para o desenvolvimento dos estudos sobre o psiquismo humano.

Palavras-chave : Freud; Psicanálise; Psiquismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License