SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número44Segredos de família em exposição: psicanálise e linguagens da arte contemporâneaFito-me frente a frente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

MINERBO, Marion. Reality game: violência contemporânea e desnaturação da linguagem. Ide (São Paulo) [online]. 2007, vol.30, n.44, pp. 103-107. ISSN 0101-3106.

A autora relaciona a violência contemporânea e a desnaturação da linguagem a partir de uma interpretação do filme Laranja mecânica. Este exibe um tipo de violência lúdica, um reality game, uma brincadeira de verdade, que tem como condição de possibilidade a fragilidade do símbolo.A violência, no filme, é ao mesmo tempo uma representação, uma brincadeira, e é a própria coisa, pois os protagonistas realmente matam pessoas. O filme mostra também o que acontece quando o laço simbólico que une um significante a um significado é desfeito. O significante continua existindo, mas esvaziado de seu significado original, ou então, significando outra coisa. Esta fratura do símbolo altera nossa sensibilidade, determinando um novo tipo de violência, determinado pela miséria simbólica.

Palavras-chave : Desnaturação da linguagem; Miséria simbólica; Reality game; Violência contemporânea.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )