SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número45Ironia(s) em Freud: da escrita à éticaO que falar quer dizer? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

CARONE, André Medina. Teoria e narração na linguagem dos Estudos sobre histeria. Ide (São Paulo) [online]. 2007, vol.30, n.45, pp. 20-23. ISSN 0101-3106.

O caso clínico de Lucy R. - o terceiro da série de análises em Estudos sobre a histeria - marca o lento abandono da hipnose por Freud e algumas transformações teóricas enunciadas com certa timidez. No tocante ao vocabulário, nota-se a aparição dos substantivos “inconsciente” e “interpretação” em meio ao quadro teórico enunciado na “Comunicação Preliminar”, causando um primeiro desequilíbrio das teses iniciais do livro. No plano narrativo, encontramos Freud às voltas com uma paciente indecisa entre a paixão que sente pelo patrão e o respeito aos princípios morais, cuja incerteza parece refletir-se na indecisão do próprio terapeuta, que abandona a terapia pela hipnose no mesmo momento em que procura, paradoxalmente, reafirmar seu valor.

Palavras-chave : Estilo; Linguagem; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )